Início

domingo, 20 de setembro de 2009

Processo de Coloração Capilar: (Parte 2)


Nesta parte vamos entender um pouco sobre os tipos de tinturas presentes no mercado e como elas atuam no processo de coloração:

Em casa ou no salão os processos envolvidos na coloração permitem uma combinação de cores e possibilidades ilimitadas. Hoje os produtos voltados para coloração dos cabelos removem os pigmentos naturais e adicionam a nova cor realizando o esse processo de forma simultânea. Pode-se criar efeitos de luzes, matificação de cores, tonalização, realce de contraste e intensificação do brilho natural.

As variações das combinações químicas permitem a realização desde as mudanças mais sutis até as mais radicais no processo de coloração.

Tipos de coloração:

- Temporárias (level 0) : semelhantes aos shampoos tonalizantes. Apresentam maior caráter ácido e não são capazes de penetrar no interior dos fios (córtex). Os pigmentos depositam-se de forma bem superficial sendo retirados gradualmente com lavagens contínuas dos cabelos.

- Semi-permantente (level 1) : são agente químicos de baixo peso molecular sendo capazes de se ligar à cutícula capilar e depositar os pigmentos sem se ligar as proteínas constituintes dos fios. Não apresentam amônia ou peróxidos de hidrogênio na formulação. Conforme se procede as lavagens periódicas a cutícula se abre e os pigmentos vão saindo aos poucos. O processo de condicionamento após as lavagens fecha as cutículas novamente. A deposição dura de 4 à 6 lavagens. Este tipo de tonalizante é capaz de modificar o reflexo dos fios mas não é capaz de clarear os cabelos.

- Demi-permanente (level 2) : tipo de coloração que envolve processo oxidativo mais suave que a coloração permanente. Os ativos químicos (base = amônia e o peróxido =água oxigenada) são misturados com os pigmentos durante o processo de coloração. São removidas gradualmente em até 24 lavagens. As propriedades colorantes são aplicadas para encobrir fios brancos, avivar cores naturais mas possuem baixo poder de clareamento.

- Permantente (level 3) : compreendem aproximadamente 80 por cento das colorações presentes no mercado. São mais versáteis e de longa duração e estão disponíveis em mais ampla espectro de cores.Podem clarear o cabelo por duas a três níveis, mudam de cor sutis ou de forma mais dramática. Apresentam amônia e peróxidos na composição para que os pigmentos penentrem nas camadas mais internas dos fios e depositem os pigmentos de forma permanente. Duram até o cabelo crescer novamente. São capazes de cobrir 100 por cento de cobertura de fios brancos. A re-aplicação é recomendada de cada quatro a seis semanas para evitar o desbotamento perceptível da cor.

Exemplo da capacidade de deposição de pigmentos nos fios nos diferentes levels de coloração

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails