Início

domingo, 20 de setembro de 2009

Processo de Coloração Capilar: (Parte 1)


Vamos começar pela parte biológica da estrutura capilar

O cabelo é composto de proteínas (queratina) e pontes de enxofre são responsáveis por manter a estrutura da queratina de forma organizada. O interior da fibra capilar é revestido por uma bainha de escamas sobrepostas.

Cabelo tem duas partes distintas:

- Bulbo capilar (raiz), parte biologicamente ativa do cabelo onde o novo cabelo é formado

- Haste, parte ainda biologicamente inertes visível de cabelo que apresenta em uma das extremidades (àquela conectada ao couro cabeludo) um folículo responsável pelo crescimento e elongação dos fios.

Durante a maturação das células presente no folículo ocorre a pigmentação natural dos fios com uma proteína chamada Melanina.

Os fios apresentam 3 camadas:

A cutícula:camada mais externa composta por uma sobreposição de células transparentes

O córtex: alguns pigmentos naturais que são responsáveis pela coloração natural dos fios. Também é a camada capilar que apresenta maior resistência a processos mecânicos (penteabilidade) e também é responsável por determinar a textura dos fios.

A medula: camada mais interna, é praticamente oca e para que o processo de coloração seja permanente os pigmentos presentes na tintura devem conseguir entrar nesta camada dos fios.

Entendendo melhor:
Ilustração

O que determina a coloração natural dos cabelos é um balanço dos pigmentos do tipo Melanina encontrados no córtex.

Existe a Eumelanina (melanina verdadeira) que possui coloração mais escura responsável por dar aos cabelos tonalidades mais escuras como castanhas, pretas.

Exite também a Feomelanina que é responsável por dar aos cabelos tonalidades ruivas e loiras.

Conforme as células dos folículos vão envelhecendo elas perdem a capacidade de produzir as melaninas e os fios vão ficando sem coloração natural e tornam-se cinzas.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails